No Passo 1 do processo de aplicação da CAF deve assegurar que sejam concretizados os seguintes aspetos:

  • Decisão de proceder a uma autoavaliação no serviço com base no modelo CAF. Esta decisão cabe ao gestor de topo da organização.
  • Designação do líder do projeto pelo gestor de topo. Este colaborador será o principal responsável pela dinamização do processo. A gestão de topo deve selecionar o líder tendo em atenção as competências técnicas e as qualidades pessoais e não a posição que ocupa na organização.
  • Pesquisa de informação sobre a CAF.
  • Pesquisa de organizações que já utilizaram a CAF e que tenham vontade de partilhar a respetiva experiência e convite para participar numa sessão de apresentação do projeto na organização.
  • Elaboração do planeamento estratégico, que inclui as decisões fundamentais tomadas pela gestão, designadamente:

    • Objetivos e âmbito da autoavaliação (global ou sectorial);
    • Metodologia (projeto-piloto; fases de aplicação da CAF; escolha do sistema de pontuação; opção de aplicação de questionários complementares em simultâneo);
    • Recursos materiais e humanos necessários e papel dos diferentes intervenientes.

Materiais de apoio:

Plano para implementar a CAF

Cronograma de execução da autoavaliação