destaques

04-02-2021 Fórum digital "Towards Public Administration Reform and European Integration" - 17 fevereiro, 9h00-17h00 (CET)

Este Fórum digital sobre a CAF, organizado pelo Centro CAF do KDZ (Centro de Investigação em Administração Pública austríaco), pretende reunir especialistas, académicos e todas as pessoas interessadas na área da qualidade e gestão da mudança no sector público para celebrar o 20º aniversário do modelo CAF (Common Assessment Framework).

Neste Fórum serão abordados tópicos como:

  • Introdução à nova versão CAF2020
  • Apresentação de uma nova publicação  " Transforming Public Administration with CAF"
  • O futuro da CAF

A inscrição é gratuita.

Para mais informações sobre a inscrição, agenda e oradores:

https://hopin.com/events/caf-2020-towards-public-administration-reform-and-european-integration#booths

A conferência será realizada online através da ferramenta Hopin. Para esclarecer alguma dúvida remeter para parzer@kdz.or.at 

15-01-2021 SAS Universidade do Porto – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição de ensino superior:

  • O Diretor dos SASUP está comprometido com o processo de autoavaliação (AA);
  • O gestor de projeto e a coordenadora da equipa de AA têm formação e experiência de AA, conhecendo profundamente os SASUP;
  • A equipa de AA definiu um Plano de Comunicação para as diversas fases do projeto;
  • Foi constituído um dossiê com as evidências dos diversos passos de desenvolvimento do projeto de AA de acordo com o modelo CAF;
  • O Relatório de AA é claro e a priorização das Ações de Melhoria que integram o Plano de Melhorias teve em consideração a relevância, a capacidade e o impacto.

Parabéns!


15-01-2021 Universidade Aberta – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Universidade Aberta (UAb), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta instituição de ensino superior:

  • Compromisso da gestão de topo com a melhoria;
  • Partilha de uma cultura de avaliação nos diversos níveis da UAb;
  • A existência de um serviço dedicado à qualidade (Gabinete de Planeamento, Avaliação e Qualidade) que aparenta ter não só as competências necessárias mas acima de tudo o suporte institucional para desenvolver ações de suporte aos agentes de auto-avaliação;
  • Constituição de equipas de auto-avaliação heterogéneas e atribuição de área/critério a pessoas que não têm relação com essa área/critério.

Parabéns!


15-01-2021 Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Reconhecimento Externo Effective CAF User

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

Parabéns!


11-09-2020 Serviços de Ação Social da Universidade do Minho – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, os SAS da Universidade do Minho obtiveram o reconhecimento do seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nestes serviços:

  • Compromisso e envolvimento da liderança de topo no processo de autoavaliação institucional;
  • Empenho evidenciado pelas EAA (durante a implementação da CAF e no acompanhamento das ações de melhoria);
  • Envolvimento e compromisso dos colaboradores na organização e implementação do projeto CAF;
  • A cultura organizacional evidenciada - motivação, compromisso, disponibilidade e partilha dos colaboradores com o projeto CAF;
  • Compromisso da liderança quanto ao bem-estar dos colaboradores e ao seu grau de satisfação;
  • Orientação da SASUM para o desenvolvimento organizacional, com foco em metodologias de autoavaliação e de compromisso com práticas de excelência, numa lógica de melhoria contínua.

Parabéns!


11-09-2020 Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF nesta Direção-Geral:

  • O objetivo inerente ao processo de melhorar a articulação interna e de harmonizar procedimentos foi cumprido através de um conjunto diversificado de ações (alinhamento estratégico, manuais de processos, FAQs, sistema de atendimento);
  • As equipas de coordenação e de autoavaliação foram bem escolhidas pois foi notório o entusiasmo sentido entre os participantes entrevistados no dia da visita;
  • Os dirigentes e as equipas de autoavaliação foram capacitadas com as competências necessárias para o processo de autoavaliação e melhoria;
  • Adoção de metodologias complementares para enriquecimento do diagnóstico: inquéritos de satisfação aplicados a cidadãos/clientes e organismos/clientes, entrevistas a dirigentes por parte das equipas de autoavaliação e focus group com os Diretores dos Serviços Regionais e a Diretora Geral (em funções à data).

Parabéns!


08-07-2020 Serviços públicos de Cabo Verde – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

No âmbito dos programas de apoio ao desenvolvimento nasceu o projeto: "Promover a melhoria organizacional em instituições económicas para facilitar a reforma do ambiente de negócios em Cabo Verde: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF)" que contou com o apoio técnico da ONUDI/ONU (e da DGAEP como parceira) e financiamento da União Europeia (UE).

Além de outras iniciativas de capacitação e promoção do modelo, foi desenvolvido um projeto-piloto de aplicação da CAF que culminou com a distinção "Effective CAF User" de seis entidades, consideradas relevantes para a melhoria do ambiente de negócios:

À semelhança do que já acontece em diversos países europeus, os utilizadores da CAF de Cabo Verde viram os seus esforços reconhecidos através do acesso ao Processo de Feedback Externo da CAF (conhecido pela sigla inglesa PEF). Este Processo de reconhecimento, que foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho da CAF da rede EUPAN da UE, visa fornecer aos utilizadores da CAF um feedback qualitativo sobre a aplicação do modelo, reconhecendo, assim, os esforços efetuados pela organização para fomentar uma cultura de qualidade através da utilização da CAF, bem como através da respetiva distinção "Effective CAF User".

Parabéns!

20-04-2020 Agrupamento de Escolas de Alfandega da Fé – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Alfandega da Fé viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF neste Agrupamento de Escolas:

  • Compromisso da gestão de topo com o desenvolvimento do projeto de autoavaliação;
  • Formação da equipa no âmbito do modelo CAF-Educação;
  • Clareza do Relatório de Autoavaliação e do Plano de Melhorias;
  • Impacto percecionado da melhoria promovida pelo desenvolvimento do PM.

Parabéns!

09-01-2020 Laboratório Nacional de Engenharia Civil – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pela Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF neste Instituto Público:

  • Forte empenho da gestão de topo e da equipa de projeto e de autoavaliação, bem como de outros/as trabalhadores/as contactados durante a visita, no processo de melhoria contínua do LNEC;
  • Elevada maturidade intelectual e rigor técnico na implementação da CAF;
  • Capacidade para recorrer a aspetos inovadores na implementação da CAF;
  • Preocupação com o reporte regular de resultados, sobretudo na fase final do projeto. 

Parabéns!

08-01-2020 Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos – Reconhecimento Externo “Effective CAF User”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, em Felgueiras,  viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF neste Agrupamento de Escolas:

  • O Diretor está comprometido com o processo de autoavaliação (AA);
  • A líder de projeto tem formação e experiência de AA, conhecendo profundamente o AE;
  • A equipa de AA definiu um Plano de comunicação para as diversas fases do projeto;
  • Foi constituído um dossiê com as evidências dos diversos passos de desenvolvimento do projeto de AA de acordo com o modelo CAF-Educação;
  • O Relatório de AA é claro e a priorização das Ações de Melhoria que integram o Plano de Melhorias teve em consideração a relevância, a capacidade e o impacto;
  • O AE demonstra estar no nível de maturidade no domínio da "orientação para os resultados", tendo definidos objetivos e resultados esperados, implementando mecanismos de monitorização e avaliação do seu cumprimento;
  • Os documentos estruturantes são entendidos de forma dinâmica, sendo avaliados e reestruturados ciclicamente, procurando refletir a auscultação dos alunos e das famílias, revelando maturidade no domínio da "focalização no cliente".

Parabéns!

13-12-2019 Nova versão CAF 2020

A nova CAF 2020, e quinta versão do modelo, foi desenvolvida num processo interativo e colaborativo no âmbito da Rede dos Correspondentes CAF e do EIPA.  

A CAF 2020 foi concebida para proporcionar uma visão europeia para a boa governação e excelência nas organizações do setor público com o foco nos desafios atuais, que se colocam às organizações públicas: a digitalização, agilidade organizacional, sustentabilidade, diversidade e inovação.

As principais alterações apresentam-se de forma resumida:

  • Estrutura do modelo manteve-se - 9 Critérios, 28 Subcritérios - apenas com alterações na redação de alguns dos títulos dos subcritérios (consultar anexo com tabela comparativa CAF 2020 vs CAF 2013);
  • Exemplos, que constituem cada subcritério e que ilustram as boas práticas para as organizações do setor público, foram todos revistos, simplificados e o seu número foi reduzido (passou para 200)
  • Glossário foi atualizado e o texto do Sistema de Pontuação da CAF foi revisto, para uma melhor clarificação, e também foi introduzido um capitulo sobre o Processo de Feedback Externo da CAF (PEF)

Já se encontra disponível a versão original (em Inglês) e no inicio do próximo ano a DGAEP inicia as atividades de promoção da nova versão, ao nível nacional, designadamente:

  • Tradução portuguesa do Manual CAF 2020
  • Criação de novos materiais de apoio ao utilizador
  • Sessões informativas sobre as alterações ao modelo
  • Outras iniciativas que oportunamente serão divulgadas

Consulte a CAF 2020

Mantenha-se atualizado sobre as novidades através do nosso site e no Facebook da DGAEP

22-11-2019 AD&C – RECONHECIMENTO EXTERNO “EFFECTIVE CAF USER”

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP (AD&C) viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída a distinção "Effective CAF User".

No Relatório, elaborado pelo Agente de Feedback Externo, pode ler-se que foram identificados como principais pontos fortes do processo de aplicação da CAF na AD&C:

  • Compromisso da liderança de topo no processo de autoavaliação institucional.
  • Abordagem estratégica na fundamentação do processo.
  • Constituição e empenho das Equipas de Autoavaliação A multidisciplinares e outras equipas/colaboradores da AD&C.
  • Envolvimento e compromisso dos colaboradores na organização e implementação do projeto CAF.
  • A cultura organizacional evidenciada - motivação, compromisso, autenticidade, disponibilidade e partilha dos colaboradores sobre o projeto CAF realizado.
  • Compromisso da liderança quanto ao bem-estar dos colaboradores e ao seu grau de satisfação.
  • Orientação da AD&C para o desenvolvimento organizacional, com foco em metodologias de autoavaliação e de compromisso com práticas de excelência, numa lógica de melhoria contínua.

Parabéns AD&C!

22-11-2019 Apresentação do Projeto CAF 2.0 na Oficina”LabX

A DGAEP participou na 5.ª OFICINA LabX  - sessão de partilha de experiências sobre o desenvolvimento de projetos em ambiente experimental, com a mentoria do Lab-X - tendo apresentado a abordagem do Projeto CAF 2.0

Para conhecer estes projetos sugere-se a consulta do Relatório de Progresso que contem informação sobre a atividade do Lab-x, em particular os projetos experimentais terminados e em curso, ações de capacitação, as mentorias, constituindo um interessante reporte informativo sobre a abordagem do Laboratório de Experimentação da Administração Pública.

Cartoon ilustrativo do projeto CAF 2.0 apresentado na Oficina@ (pág 31)

 

13-11-2019 Melhorar a gestão das organizações públicas através da CAF 2020

A nova CAF 2020 é a quinta versão do modelo Common Assessment Framework, o qual foi lançado em 2000 e constitui a primeira ferramenta europeia de gestão da qualidade especificamente adaptada e desenvolvida para o setor público. A CAF é um modelo geral, simples e acessível para todas as organizações da Administração Pública, que permite analisar todos os aspetos da excelência organizacional e que introduzir uma cultura de melhoria contínua

A nova versão CAF2020 corresponde a uma revisão do modelo, procurando dar resposta aos desafios que se colocam hoje à gestão pública: a digitalização e inovação, a agilidade, a sustentabilidade e a diversidade.

Esta nova versão é o resultado da intensa colaboração entre os Correspondentes Nacionais da CAF dos Estados Membros da União Europeia, dos quais um grupo mais restrito realizou a principal tarefa de rever a CAF, entre os quais Portugal.

Depois de aprovada formalmente pelos diretores Gerais da Rede EUPAN a DGAEP irá traduzir a brochura e criar novos materiais de apoio, bem como promover sessões informativas sobre o modelo CAF e workshop de atualização para utilizadores da CAF.

Daremos mais noticias sobre este tópico na e-news da DGAEP e página da CAF. Mantenha-se atento/a!

21-10-2019 Realizou-se a reunião dos Correspondentes Nacionais da CAF, em Helsínquia, no âmbito da Presidência Finlandesa da EU

A reunião realizou-se nos dias 1 e 2 de outubro em Helsínquia, onde estiveram representados 20 Estados Membros e a ReSPA, enquanto observador, e  o Instituto Europeu de Administração Pública  EIPA, que coordenou.

Desta reunião, entre outros assuntos, destaca-se o seguinte:

- finalização da nova versão CAF2020 para apresentação e aprovação na reunião dos Diretores Gerais da rede EUPAN em novembro, a decorrer em Helsínquia nos dias 28 e 29 de novembro;

Relembre-se que as alterações introduzidas na nova versão do modelo CAF 2020, incidiram principalmente nos exemplos que integram cada subcritério, com foco nos desafios que se colocam às organizações públicas:

  • a digitalização na organizações e na gestão de recursos humanos;
  • a agilidade e a inovação;
  • a sustentabilidade e os ODS como princípios fundamentais na gestão pública;
  • a gestão da diversidade (idades/gerações, género, etnias, etc)   

- foram recolhidas propostas, através de três sessões de Learning Lab, com vista à elaboração de um Plano de Ação, sobre:

  • "atividades de marketing da CAF 2020" para UE/OCDE, ao nível nacional e a utilidade dos media sociais, redes e web neste propósito;
  • "linhas de orientação para melhorar as organizações através da CAF - 10 passos" onde foram discutidos os aspetos que deviam ser melhorados;
  • "processo de feedback externo (PEF)" onde também se abordaram os pontos que poderiam ser melhorados  neste processo de reconhecimento externo.

A reunião finalizou com o representante da Croácia a apresentar os próximos passos da respetiva presidência (1º semestre 2020) , tendo anunciado que a próxima reunião da CAF decorrerá em Zagreb.

16-08-2019 Toolkit para serviços públicos – técnicas úteis para usar nos projetos de implementação da CAF

A AMA desenvolveu um Toolkit para Serviços Públicos Centrados no Cidadão onde são apresentadas, e demonstradas na prática, algumas técnicas usadas nos projetos do LabX, cuja abordagem metodológica consiste em investigar, cocriar (ou conceber) e experimentar.

No âmbito do processo de autoavaliação, com base na CAF, podem ser usadas algumas destas técnicas, que ajudem, por um lado, a organizar sessões estruturadas com partes interessadas e, por outro, na geração de ideias inovadoras para resolver os problemas (pontos fracos) que foram identificados no diagnóstico.

Deste Toolkit destacamos algumas técnicas que podem ajudar os utilizadores da CAF:

DIAGRAMA DE AFINIDADES (para agrupar um grande número de informação ou ideias em grupos conforme a afinidade que demonstram entre si e, assim, criar conhecimento coletivo sobre os dados do projeto em curso).

DIAGRAMA DE EQUIPA (ferramenta para desenvolver alinhamento dentro das equipas de trabalho).

COMO PODEMOS NÓS... (técnica para enquadrar um problema e formular hipótese/s para o resolver. Permite iniciar de forma estruturada atividades de brainstorming e constitui um impulsionador para a geração de ideias) 

BRAINSTORMING (técnica para estimular a geração de um grande número de ideias num curto espaço de tempo permitindo ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade).

BRAINWRITING (técnica para gerar um grande número de ideias, em que todos os elementos envolvidos constroem nas ideias uns dos outros, potenciando a inteligência coletiva)  

No âmbito de um novo "Guião CAF 2.0" estas técnicas serão enquadradas e sugeridas para o processo de autoavaliação e programação das ações de melhoria.  

 

11-06-2019 Realizou-se a reunião dos Correspondentes Nacionais da CAF, em Bucareste, no âmbito da Presidência da UE

A reunião realizou-se no dia 6 de maio, no Palácio do Parlamento, onde estiveram representados 18 Estados Membros e  o Instituto Europeu de Administração Pública  EIPA, que coordenou.

Neste reunião foram abordados os seguintes tópicos:

  • partilha das experiências e estratégias de promoção da CAF nos Estados Membros (presentes na reunião);
  • reporte das atividades atuais e futuras do Centro de Recursos CAF do EIPA;
  • ponto de situação da revisão do modelo CAF 2020, estando prevista a sua conclusão no próximo semestre, durante a presidência da UE (Finlândia).

CAF - Palácio do Parlamento UE 

 

16-05-2019 DGAEP pretende melhorar o seu desempenho com a CAF

O projeto de aplicação da CAF na DGAEP visa, através da autoavaliação com base nos Critérios do modelo CAF, fazer o diagnóstico do desempenho da Direção-Geral e construir um plano de melhorias que permita aumentar a qualidade da prestação de serviços junto dos seus stakeholders. Esta é também uma oportunidade para reforçar a comunicação interna e a cultura organizacional da Direção-Geral.

Como entidade promotora do "Projeto CAF 2.0", no quadro das suas funções na dinamização do modelo Common Assessment Framework ao nível nacional, a DGAEP pretende igualmente testar a nova metodologia CAF 2.0, juntando-se neste desafio à SG MEC, DGO e DGERT.

Prevê-se que a implementação do Plano de Melhorias, que resultar do processo de autoavaliação, ocorra antes de Setembro de 2019.

16-05-2019 Projeto CAF 2.0 – “Promover a inovação através da CAF 2ª Geração”

A DGAEP encontra-se a desenvolver o projeto "CAF 2.0" , projeto que consiste na construção colaborativa de uma metodologia inovadora de aplicação do modelo CAF para melhoria dos serviços através da inovação organizacional. Este projeto conta, como parceiros, com a participação de diversas Secretarias-Gerais (SG MEC;  SG MTSSS; SG Justiça; SG MAI e SG Finanças) e, ainda, com a mentoria do LabX na fase da conceção de um Guião CAF 2.0 e respetivos instrumentos de apoio. Esta nova metodologia está a ser testada em projetos de aplicação da "CAF 2.0" na Direção-Geral do Orçamento, na Secretaria-Geral da Educação e Ciência e na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. As Equipas de autoavaliação destas três entidades terão oportunidade de participar no Workshop "Capacitação Imersiva em Design de Serviços" desenvolvido pelo LabX.

O projeto CAF 2.0 contempla ainda a candidatura ao reconhecimento externo "Effective CAF User" daquelas três entidades, prevendo-se a sua conclusão para o inicio do próximo ano.

Este projeto é dos projetos candidatos ao Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP) que viu reconhecido o respetivo mérito na Sessão de Entrega dos Certificados de Homologação de Projetos Experimentais de Inovação, que decorreu no passado dia 29 de março, no Salão Nobre da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, em Lisboa.

01-04-2019 2ª distinção “Effective CAF User” do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia

Após processo de avaliação externa, coordenado pela DGAEP, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia do distrito de Viseu viu reconhecido o seu processo de implementação do modelo CAF, tendo-lhe sido atribuída, pela segunda vez, a distinção “Effective CAF User”.

O Processo de Feedback Externo da CAF incide sobre três pilares fundamentais: a qualidade da implementação do modelo CAF na organização; a forma como foram planeadas e implementadas as ações de melhoria; a assimilação de uma cultura de excelência (princípios TQM).

+ Info

14-03-2019 Modelo Integrado: CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa e EQAVET, 2.ª edição

Já se encontra disponível no site da CAF-DGAEP a 2ª edição do "Modelo Integrado: CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa e EQAVET", o qual introduz os novos indicadores de avaliação que a IGEC utilizará no âmbito do Terceiro Ciclo de Avaliação Externa das Escolas.

Não deixe de consultar aqui

12-02-2019 Notícias nacionais e europeias sobre a CAF

Caros utilizadores da CAF,

A última edição da CAF eNews foi divulgada em dezembro de 2018, tendo sido publicadas 19 edições entre 2017 e 2018. No âmbito de uma nova politica integrada de comunicação, as notícias sobre a CAF serão incorporadas na futura Newsletter da DGAEP, a qual será publicada e divulgada brevemente.

Concomitantemente, o Centro de Recursos CAF/DGAEP publicará regularmente, neste sítio, notícias sobre a CAF e CAF Educação.

Para saber mais sobre as atividades da CAF fora da esfera nacional sugere-se a consulta da Newsletter do Centro de Recursos CAF/EIPA, a qual poderá subscrever bastando clicar no botão do canto superior direito "subscribe".

Os temas em destaque da última edição CAF Newsletter 01/2019:

  • Os destaques da presidência romena do Conselho da União Europeia
  • Reunião da EUPAN de Diretores-Gerais da Administração Pública, em Viena
  • Melhor qualidade na educação no sudeste da Europa e o contributo da CAF neste processo
29-06-2018 Consulte a edição n.º6/2018 da CAF PT eNews (DGAEP)

Consulte a edição nº6/2018 da CAF PT eNews (DGAEP) dedicada aos seguintes temas:

  • SIIGeP - Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública 
  • Modelo Integrado CAF Educação, Referencial da Avaliação Externa e EQAVET
  • Inquérito sobre a aplicação da CAF na administração central
  • 3.º Encontro Nacional da CAF | Relatório de avaliação de resultados

Consulte aqui a newsletter